quarta-feira, 6 de abril de 2011

Plágio no resultado do concurso cultural da Manequim


Olá, gente!

Trago um post sobre denúncia de plágio no concurso cultural MELHOR BRONZEADO da revista Manequim.
Um das vencedoras plagiou uma jovem que ganhou no concurso cultural do site M de Mulher. O prêmio é um kit com cinco produtos da linha Golden Plus, da marca O Boticário.

A frase vencedora questionada neste post é essa:

"Curtir o sol na medida! Na medida do seu protetor solar, de seus óculos escuros, da sua disposição em cuidar e apreciar uma pele bronzeada sim, mas tostada nunca!""


...que premiou Ana Carolina Ferreira Felipe, Juiz de Fora, MG.

Como tive a impressão de já ter lido essa frase em algum lugar, fui pesquisar no google e eis que encontrei a mesma frase como pertencente a Andréia Andrade , do Ceará no concurso cultural do M de Mulher "Como ter o sol ao seu lado nesse verão?" em concurso realizado e publicado anteriormente.

Entrem nos links e vejam vocês mesmas... Considerem ainda a seguinte cláusula que consta no regulamento do concurso da Manequim:

CLÁUSULA 9 - A interessada em participar do concurso declara, desde já, ser responsável pela autoria da resposta encaminhada e que a mesma não constitui plágio ou violação de quaisquer direitos de terceiros, ao mesmo tempo em que cede e transfere para a Editora Abril, sem quaisquer ônus para esta e em caráter definitivo, plena e totalmente, todos os direitos autorais sobre a mesma, para qualquer tipo de utilização, publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica, e na divulgação do resultado.

Pela indignação com pessoas que querem trapaçear nos concursos, uso esse espaço para que saibam que nós participantes de concursos culturais, sorteios e afins estamos de olho.
Não participamos e damos as costas.
Conferimos.
Seja para ver se ganhamos ou parabenizar as verdadeiras vencedoras que com charme, humor e criatividade souberam consquistar dignamente os votos dos júris.

Enviei um e-mail a Manequim avisando do problema e peço a vocês que façam o mesmo quando descobrirem situação semelhante.

Um abraço,

Kelina.


6 comentários:

Carol Raphaelli disse...

Oi Kelina...
Obrigada querida!
Vou postar seu texto ok?
Vc achou o email da dona da frase?
Beijos...

Crigina disse...

Oi, Carol

Não descobri o e-mail dela, por isso não pude avisá-la. Como vc fez para entrar em contato com a outra vencedora q foi plagiada?

E, pode publicar sim, claro :)

Um abraço.

Blog Ariane Baldassin disse...

como pode as empresas não fazerem uma simples pesquisa antes de premiar? na internet vc encontra praticamente tudo!!!

vc chegou a avisar a empresa?

como tem gente pode de espirito, que não é capaz de criar a sua propria frase e suga a dos outros... deveria ter vergonha!!!

Blog Ariane Baldassin disse...

Ah a Carol passou por algo parecido a pouco tempo ... é mole??? O dela era uma frase super criativa sobre o que ter na bolsa ...

ninguem merece!

Crigina disse...

Oi, Nane

Denunciei sim, a revista Manequim o plágio no concurso e estou esperando eles tomarem uma atitude porque não pode uma trapaçeira, ladra de criatividade dos outros ficar como vitoriosa.

Sobre o caso do concurso da bolsa, foi denunciado por Caroline e por mim, em posts nos nossos blogs e também na revista Nova, que corrigiu o resultado ante as denúncias.
Não fomos plagiadas mas, somos solidárias as legítimas vencedoras que têm seu prêmio usurpado porque quem não soube verdadeiramente conquistar o voto do juri.

Peço que quem souber de algo assim, denunciem tb, inclusive façam coro na denúncia desse caso a revista Manequim.

Um abraço.

Josele Lopes disse...

Q vergonha...

Postar um comentário